quinta-feira, 17 de novembro de 2016

DA SÉRIE "MINHAS CANÇÕES" : TAKE FIVE, COM DAVE BRUBECK


Take Five  é uma das obras-primas do jazz, e pra mim, a obra-prima de Dave Brubeck. Ele gravou essa música em 1959, com o Dave Brubeck Quartet. Além da melodia "diferente", ela tem um solo antológico do baterista Joe Morello, com cerca de dois minutos. Se você não conhece, aproveite para se deliciar com música da melhor qualidade. Feche os olhos e, quando "ver", estará acompanhando com os dedos. Ela tem o compasso 5/4, de onde o nome. Brubeck não  foi o primeiro a usar essa métrica, mas foi o que divulgou-a para o  mundo.
Brubeck foi um gênio. Nasceu em 1920 e morreu 91 anos depois. Até nisso extrapolou. Aprendeu a tocar piano aos 4 anos, mas não gostava de método e nunca aprendeu a ler partituras. Na faculdade quase foi expulso quando descobriram que ele não lia música. Mas muitos professores o defenderam pelo talento. A faculdade receava que isso pudesse causar um escândalo, afinal como um aluno da faculdade de música da University of the Pacific não sabia ler partituras? A instituição só aceitou em lhe dar  o  diploma  se ele concordasse em nunca dar aulas de piano. Claro que ele topou, e ganhamos um gênio.
O autor da canção é Paul Desmond, que doou os direitos de toda sua obra, incluindo Take Five, à Cruz Vermelha. Bora ouvir (e bater os dedos).


Nenhum comentário: