quarta-feira, 5 de agosto de 2020

EXISTE AMOR ETERNO?


Podem duas pessoas se amar por toda a vida? O tal amor eterno existe?
Vinícius de Moraes escreveu versos imortais na canção “Eu sei que vou te amar”, cantada, repetida e nas mais das vezes mentida, por milhares de casais.

“Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente, eu sei que vou te amar’”

Mas também se contradisse no “Poema da fidelidade”:

“E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.’” ‘

E aí? Onde está a resposta? Creio que a resposta está em cada história, em cada um dos envolvidos na relação, seu compromisso, comprometimento e, claro e acima de tudo, no amor que os une. Mas a resposta está também na época em que se vive. Somos filhos do nosso tempo. E hoje, o tempo é do descarte, já escrevi isso. Somos co(r)pos descartáveis. Somos aquelas laranjas nas máquinas das lanchonetes, que passam uma a uma, são espremidas e, saído o caldo, sobra o bagaço, vem outra laranja. Nossas relações são assim. Amores líquidos, vorazes e fugazes. Se tudo é descartável, é pra usar e jogar fora, logo as pessoas também.
Mas não precisa ser assim, aliás não deveria ser assim. A pesquisa que fiz no Instagram mostrou que 70% das pessoas acreditam no amor pra vida toda. Então o que estamos fazendo de nossas vidas breves e descartáveis?
Pra essa maioria que ainda acredita no amor pra sempre uma história que me emociona e vai tocar você também.
Will Durant, historiador, filósofo e escritor norte americano, q escreveu uma obra monumental, dentre ela a História da Civilização, em 10 volumes, foi casado 68 anos com Ariel Durant, sua parceira de trabalho.

Ela era sua aluna e quando casaram Ariel tinha 15 anos. Etel sofreu um avc aos 83, em outubro de 1981. No final do ano Will sofreu uma cirurgia cardíaca e se recuperava bem. Temendo que ele estivesse morrido ela se recusou a se alimentar e morreu no dia 25 de outubro. A família tentou bloquear de todas as formas que a informação chegasse a ele, mas ele acabou sabendo pela televisão. Ele morreu uma semana depois, aos 96 anos.
A vida tem muitos exemplos de que casais podem se amar a vida toda. Mas nossos tempos descartáveis escancaram o contrário. Vivemos o tempo do prazer. Do corpo. E esquecemos o prazer do encontro de almas. Aquele é momentâneo. Esse pode ultrapassar os limites terrestres. Como disse um poeta medieval: “somos anjos de uma asa só. Só juntos podemos voar’. E pra sempre.


Nenhum comentário: