terça-feira, 17 de março de 2009

O ódio à Luizianne e Clodovil - divulgar ou não?

Uma vez, sexta-feira à noite, eu estava em aula quando uma moça chegou à porta. Fui atendê-la, pensando que buscava alguma irmã ou amiga. Não. Ela perguntou pelo marido dela. Disse o nome, eu fui na lista de chamada e conferi: o camarada nunca tinha aparecido nas aulas de sexta. Eu voltei e disse pra ela: “olha, ele nunca veio nesse dia”. Ela abaixou a cabeça, num misto de dor e humilhação que me fez me odiar por ter dito a verdade. Não quero aqui filosofar sobre a verdade, mas a verdade é que nem sempre ela cabe. Nesse caso, é óbvio. Bastava eu dizer que o marido não estava. Pronto, era verdade também. O que nos mostra que a verdade nunca é uma só, e que não existe em estado “puro”. É aquela velha história: a única verdade é que a verdade não existe.
A partir desse episódio em sala, criei um novo verbo – omintir. Aquela frase que não é dita todinha como podia, aquela informação que não é dada na completude, deliberadamente - um mix de omissão e mentira. Nem totalmente falso, nem iluminadamente verdadeiro. Penso que somos todos assim mesmo, pessoas, entidades, coisas. O jornalismo também.
Acho descabida, exagerada a postura de alguns jornais na web, que colocam comentários de leitores, não só cheios de erros de português, como ofensivos. O jornal O Povo colocando on line comentários grosseiros, raivosos, contra a prefeita Luizianne Lins, que estava internada em UTI no final de semana, comete uma insensibilidade, pra ficar no mínimo. Foram poucos comentários, no geral. Mas os odiosos se destacavam. Coisas desse tipo:
- Crise de hipertensão? Deve-se, com certeza, ao seu empenho em transformar Fortaleza na capital mais abandonada do país!!!

Esse diabo já vai é tarde, cade que vaca louca vai para o IJF? Que tal o Frotinha de Messejana ;

ou esse terrível:

sai uma loura gelada.

Pra não ficar só com O Povo, fui buscar no G1 (da Globo) os comentários sobre a internação do costureiro e deputado federal eleito com 500 mil votos em São Paulo, Clodovil Hernandes. Dos 113 que estavam sob a notícia “Clodovil caiu depois de sofrer um AVC, segundo médicos”, apenas três são ofensivos, mas como são! Os dois menores:

- Que pena! poderia ter sido Infarto fulminante!

- esse palhaço teve o q merece

Não sei como funciona isso nos jornais na internet, mas dá pra ver que, na verdade, não funciona. Quem tocou as teclas com tamanha raiva e desumanidade não ofendeu Luizianne ou Clodovil. Ofendeu o leitor. E não deveria estar ali. A mídia não precisa disso em nome da interatividade, ou mesmo da pobre verdade. Até hoje me incomoda ter dito àquela jovem esposa, que seu marido nunca ia à aula nas sextas. Era só uma parte da verdade que não cabia a mim contar. Não assim, não ali.

18 comentários:

Por: Almir Moreira disse...

Olá Capaverde. rs
Realmente existe esse tipo de pessoa, gente sem conteúdo que não tem palavras pra defender seu ponto de vista, sem ela vai usando palavras de baixo calão.

Almir, 1 º semestre, jornalismo.
Abraço

Por: Almir Moreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Por: Almir Moreira disse...

ah, sim. deixando meu blogger.

http://www.almirmoreira.blogger.com.br

Anônimo disse...

Pois é, é a nossa realidade, no ultimo sabado também participei de um fato deste tipo, estava eu na minha sala de aula de inglês, e a nossa professora e toda turma conversando sobre "acarajé", quando alguém fala que havia uma senhora que vendia tanto que era necessário uma senha, um ser desprovido de sanidade responde que sabia qual era a senha "oxalá", a professora educadissima por sinal, pergunta o porque da senha, o ser ignorante ao topo responde que é porque tudo que "eles" fazem são oferecidos aos demônios "deles"...Eu como cristã, cidadã, mas acima de tudo muito bem educada não me contive e tive que responder que não eram demônios mais pra eles deuses, e que se ela tivesse a tradiçaõ deles, mascido onde eles tivesse nascido pra ela também seriam deuses, então ela estudasse bem o que falasse, pois não se pode falar as coisas assim a toa.Enfim, atraves desta situação e da situação citada por você podemos ver que o que falta nas pessoas,é educação, mas né pouca não, é muuuuita mesmo. Abraço Professor!

Ana Paula -Jornalismo-1 semestre-Noite
Meu blog amplexo.
amplexosana.blogspot.com

Anônimo disse...

Capaverde:

Manda o teu e-mail para getulio.nunes@unisul.br

Um abraço, velho!

Getúlio

Unknown disse...

Como já diz o velho ditado "Quem tem boca fala o que quer, mas também escuta o que não quer." Muitas pessoas que entram na rede democrática internet para ofender outras pessoas, so os fazem por saberem que nunca seram descobertas,e quando são poucas são punidas. a maioria delas deixam comentários como anônimos ou com nomes falsos, queria vê as pessoas se mostrando mais, falando a verdade no ato "na cara" nada de virtual! Um quardo muito interressante do programa CQC , o "Fala na Cara" mostra exatamente essa realidade, de pessoas que falam mal de políticos, generalizando toda a "classe" e um dos apresentadores do quadro coloca o político na frente deles. E o que eles fazem?! quando não "murcham", simplesmente dizem as coisas de maneira mais amena! Vamos ser verdadeiros, sinceros e falar na cara!

Anônimo disse...

grande tio Capa aqui é seu ex-aluno Aflaudisio
fiquei maravilhado com seu estilo de escrever, o msm de ensinar sensível realmente gostei o vc tem toda a razão , existem maneiras de dizer a verdade que não ofendem nem prejudicam os outros
espero que me faça uma visita o link de meu blog está aí
http://aflaudisiodantas.zip.net/
tomarei a liberdade de linkar seu blog espero que faça omsm com o meu um grande abraço de seu discípulo

Paulo Cesar Sampaio disse...

Mestre Capa! Prazer em lê-lo! Ódio só faz mal a quem o tem... A vida é curtinha (80max)... Portanto, menos ódio é recomendado.. Abs PCSampaio

Anônimo disse...

Valeu professor,você tem razão.Publicar comentários chulos só faz atestar o nível baixo da nossa imprensa. Abraços! Luis Everardo

Helaine Matos. disse...

Aí Professor!

Sempre enxergando o outro lado da moeda né?! Muito interessante suas palavras e suas observações e como é verdade que a galera utiliza o espaço destinado ao "interativo" para "tesourar" o povo que vira notícia na net.

Mas continuo achando que quanto mais "palavrões" predicam Luizianne ou Clodovil, por exemplo, mais forte essas pessoas ficam. certo que o pobre "Clo" se foi, mas deve estar bem melhor agora.

Amei o blog teacher!

Unknown disse...

Grande Capa! Tomara que você não abandone mais o blog, poxa! Continue postando seus ótimos textos para nós conferirmos!
Abraço.

Anônimo disse...

Zaga:


O que está faltando é solidarismo. Um ser deve sempre ser respeitado em sua essência. A morte de uma pessoa, os seus erros julgados apressadamente sempre nos diminuem um pouco enquanto homens. Há aqueles que atacam sem pensar e aqueles que atacam de forma deliberada e há aqueles que defendem a pena de morte. O certo seria defender a vida, a dignidade da vida de todos, sendo solidário com todos os seres.

Abraço gaucho!

Da Comadre.

Anônimo disse...

Zaga:


O que está faltando é solidarismo. Um ser deve sempre ser respeitado em sua essência. A morte de uma pessoa, os seus erros julgados apressadamente sempre nos diminuem um pouco enquanto homens. Há aqueles que atacam sem pensar e aqueles que atacam de forma deliberada e há aqueles que defendem a pena de morte. O certo seria defender a vida, a dignidade da vida de todos, sendo solidário com todos os seres.

Abraço gaucho!

Da Comadre.

Julio Cals disse...

Olá Capaverde,

Conheci hoje seu blog e achei muito bom, infelizmente esse tipo de coisa aontece poque o ser humano perdeu o senso da solidariedade. As pessoas só estão preocupadas com o proprio futuro sem olhar que o futuro dele depende de muita gente. Reclamar da atitude de alguns politicos é facio, mais na hora do voto ninguém pensa. Lamento pela morte do Deputado Federal Clodovil pois era um ser humano, poderia não ser um bom politico, mais era gente. Lamento também a doença da prefeita e espero que a recuperação seja muito rapida, afinal com uma boa ou má administração foi o povo que a colocou lá e ela governará nossa cidade por 4 anos.

Anônimo disse...

Caro Capaverde.
Parabéns pelo texto.
As verdades devem sempre ser ditas, mas, sempre em amor. Fora disso,vira crueldade. Lamento que alguns jornais sejam desprovidos de uma ética que possa mediar e diferenciar uma opinião de uma ofensa à vida humana.

Aristarco Prado
Pedagogo/Radialista
fmlider103.com.br

Adriana Magalhães disse...

Olá Capa... Adorei teu blog e peço-te que não deixes de alimentar este filho tão catiavante e promissor! Quanto a postagem em questão, é fácil criticar negativamente pessoas expostas à nossa "querida" mídia, principalmente quando o fazemos baseados em argumentos obtidos da própria mídia...

Abraço!

FA13 Jornalismo disse...

cara, adorei o blog! tinha de ser do meu mestre mesmo... L. Gonzaga MESTRE DOS MAGOS Capaverde.

E com relação às 'omintiras', eu concordo contigo. Aumentar e não inventar. Omitir e não mentir.A opção acaba sendo a menos ética (levando em conta que devemos dizer a verdade e nada mais que a verdade, segundo a cátedra do jornalismo) porém a mais politicamente correta. E acho que aí está o termo buscado: politica. Ser político não é ser correto. E ser correto não é ser político. Mas seja politicamente correto que você vai longe.

Levi de Freitas - FA13 forever...

Ed Rodrigues disse...

Fala Capa! Tudo bem?
Quando tiver tempo dê uma passada no meu blog. A crônica apresentada em sua aula está postada lá juntamente com outras. Tem um pequeno vídeo "Diálogos da Água" que seria legal você ver.
Abração e obrigado pelo conhecimento adquirido durante o semestre.

www.edrodriguesmusico.blogspot.com

"e conhecereis a verdade e ela vos libertará"