terça-feira, 7 de abril de 2009

O motel, o doce da mãe e dia de hoje

Hoje é o dia de uma pessoa muito especial para você, mas talvez você nunca tenha parado para pensar nisso. O simples fato de você estar me lendo já mostra quanto essa pessoa é importante para você. Se ela não existisse, nós não estaríamos, eu e você, nessa convivência tão íntima - estamos só nós dois aqui metidos nessas linhas, não? -, e tão anônima ao mesmo tempo - não sei em que lugar estamos nos encontrando: na sua casa, no trabalho, num bar; pior, no banheiro? E não sabemos nada um do outro: peso, cor, idade, renda; pior, muito menos sabemos se vamos nos encontrar de novo. Essa pessoa tão especial está presente em todos os dias da sua vida. Às vezes lhe conta coisas ruins, coisas que você preferia não ouvir da boca de ninguém; outras lhe dá alegria como só ela sabe, contando coisas bonitas, maravilhosas, que você nem esperava ouvir de alguém. Por vezes essa pessoa é fofoqueira, metida na vida dos outros e até na sua; outras, é maldosa e mesmo que ela não reconheça isso, faz e diz coisas que envergonham as outras como ela. Mas eu não tenho a menor dúvida de que você não tem dúvida nenhuma sobre preferir a vida e o mundo com essa pessoa. Aliás, você não saberia viver sem ela. Estou falando de quem? Tchan, tchan, tchan, tchan, tchan: do jornalista !
Eu não tenho dúvidas também de que ele é Deus e diabo, às vezes ao mesmo tempo. Mas pense comigo. Vamos pegar só um exemplo: o caso Nardoni. Tudo bem, que a cobertura não precisava ser de 48 horas por dia, mas imagine o contrário: não ver nem saber nada disso. Imagine sua vida sem o Fantástico nos domingos mornos em que não aconteceu nada na sua vida, nem mesmo aquela sobremesa idolatrada na casa da mãe. O Fantástico garante a emoção do final de semana. E mais, garante suas conversas na segunda-feira, na fila do banco, no trabalho, ou até mesmo com aquelas certas pessoas das suas relações, sonolentas de dormir demais e ver e viver de menos. Imaginemos a seguinte situação: a tv mostrou à noite uma reportagem interessantíssima que você não viu porque estava no motel vivendo emoções como aquelas que o Roberto cantou, ou porque estava assistindo um filme muito muito bom ao lado de alguém melhor do que o filme; ou ainda porque estava se deliciando com aquela sobremesa tão famosa e já falada na casa da mãe. Pois bem, a primeira pessoa que lhe perguntar: “você viu a reportagem aquela no Fantástico?” Você diz: “não”. Simplesmente. Quando a segunda pessoa perguntar, você já vai falar um pouco mais: “ Pois é, sabe, eu estava fora...” E já vai ficar meio que se explicando. Quando a terceira pessoa vier lhe perguntar se você não viu a tal reportagem, você já vai estar se odiando por ter ido ao motel, ou à locadora ou à casa de mamãe. Por quê? Porque a mídia é sua referência, lhe dá não só assunto, mas identidade, lhe faz existir no mundo, que é no fundo, o mundo criado muito muito por ela. Claro que isso é tema para discussão e produção intelectual sem fim. Existe até um livro chamado Ansiedade de informação, de Richard Wurman, tratando de como sofremos porque não vimos, ou não lemos o que os outros leram, e também porque não conseguimos ver, ler, tudo que o mundo – aquele mesmo criado pela mídia – diz que devemos ver, ler. Mas aqui quero só marcar esse dia que é o Dia do Jornalista, uma pessoa muito importante na sua vida. Só agora confesso que sou um deles. E, ao mesmo tempo, que homenageio, agradeço: obrigado pela parte que me toca. E a parte que me toca é você, leitor, leitora, razão de existir do jornalista. Logo, você também é uma pessoa muito importante para essa pessoa, o jornalista. Deixando então todas as discussões e produções intelectuais/literárias para depois, saúdo a nós dois, eu e você, por construirmos uma coisa tão mágica e bonita e humana – a comunicação. Porque se hoje é, “calendariamente” falando, o Dia do Jornalista, verdadeiramente, hoje é o Dia da Comunicação.

10 comentários:

Adriana Magalhães disse...

Antes de qualquer coisa, parabéns por este dia, seu dia, um dia de todos os que prezam a comunicação, dia do Jornalista e que em breve, espero também, ser meu dia!
Capa, como sempre um ótimo post! Adorei o título, com certeza intrigante, daqueles que suscitam o desejo de leitura do texto...

Abraço!

Paulo Cesar Sampaio disse...

Capa - amigo! Belo post, como sempre! Parabéns pelo seu dia! Deus seja contigo e família! PCSampaio

Unknown disse...

Parabéns, grande Capaverde!
Continue produzindo que o blog está muito bom! Parabéns!

GLÓRIA SILVA disse...

Seu post simplesmente "FANTASTICO"!
Minhas felicitações por fazer desse dia, o seu dia, grande profissional, que faz da linguagem sua ferramenta de profissão...
Um cordial abraço!

Unknown disse...

parabéns, verde! li meu signo no dia e tinha "hoje é seu dia", de fato era.
Aqui em casa o FANTASTICO é um tipo de lei todo domingo desde que eu me entendo por gente que fala, reclama e tem vontade de mudar as coisas.
Mudar o canal na hora é o mesmo que assinar uma sentença mortal. Aqui tem Tv por assinatura e adivinha o canal assistido meia noite? A globo, para ver a reprise do jornal caso tenha perdido algo.
Nada contra o programa, assisto quando me interesso por algo, mas nao faço disso uma obrigaçao informativa, comunicativa e essencial para a sobrevivencia na segunda feira.
beijo na testa!

Carlos Eduardo Sampaio disse...

Como vai CapaVerde, meu muito estimado professor? Aliás, já faz tanto tempo que não sei bem em qual das matizes perceptíveis pelos olhos você se apresenta hoje em dia: se verde, azul, castanho-mel e etc...enfim meu caro ObjetoCor, lhe parabenizo pela postagem e pela singela aula sobre agenda setting e aproveiando deixo o meu blog para que você me dê a honra da sua visita qualquer dia. Abraços.
http://jornalistanaoatirem.blogspot.com

Dona Rosa disse...

Capa, deixa teu e-mail lá no blog pra mim.

umaspiranteajornalista disse...

Tá muito massa professor!!

se Garatiu!!

Parabéns!!

abraço

Thais Chahine disse...

Professor, passei aqui pra deixar um recadinho pra você e dizer o quanto gostei do seu texto! Enfim, parabéns para nós por esse dia! E até quarta, mesmo disperça e ativa, tenho que assumir o qto gosto de suas aulas! Beijo querido

Unknown disse...

Professor, conheci o seu blog agora e gostei muito da forma criativa utilizada para lembrar a importância do jornalista! Fiquei curiosa de ler só pelo título e tentei acertar qual seria a ligação dessas palavras! Parabéns!
Um abraço!
Midianne, aluna de Jornalismo da Fanor.