sábado, 5 de março de 2016

HOJE ACORDEI NUVEM



Ela está lá porque escolheu, deliberadamente, como eu, desgarrar-se, não correr atrás do que lhe disseram para correr atrás...


Nesse meu período sabático, onde me sinto meio São Francisco, convivendo com irmã vaca, irmão boi, irmão flor, irmão pássaro, acordei hoje com uma sensação de nuvem. Irmã nuvem. Aquele tipo de nuvem branquinha, fraquinha, um rabinho de nuvem, q anda lá atrás das outras, grandonas. Mas não me senti assim porque esteja me sentindo fraquinho, frágilzinho, mas sim porque me sinto leve e alegremente desgarrado. Aquela nuvenzinha não está perdida, correndo atrás das grandonas. Ela está lá porque escolheu, deliberadamente, como eu, desgarrar-se, não correr atrás do que lhe disseram para correr atrás: núvens grandes, pesadas, carregadas de tensão, de eletricidade, q se parecem com a Abertura 1812 de Tchaikovsky, q termina em frenesi, com tiros de canhões. Ela escolheu ficar, veja bem, não atrás, como disse antes, mas fora, distante do barulho e tensão, como a Fantaisie 49, de Chopin.
E se você está num puta engarrafamento pra chegar na praia pra disputar um pedaço de areia e de sol e passar todo o tempo dizendo "não, muito obrigado", para os milhares de vendedores de tudo, q lhe interrompem o papo, a caipira e o devaneio; ou no trânsito da cidade enfrentando sinaleiras e pedintes, só querendo chegar em algum lugar; ou ainda, se está agoniado pensando no q vai fazer hoje, porque afinal é sábado e a gente se embebeda de finais de semana, como disse Vinícius... se está assim, bem, olhe pra cima, você está lá e ainda dá pra escolher a nuvem q você quer ser nesse dia. Não quero parecer presunçoso, arrogante, mas me sinto em sintonia, se me entende. Pelo contrário, me sinto quase nada sendo nuvenzinha... porque sei q não vou chover, nem soltar raios e faíscas, nem causar trovões. Vou só ficar aqui, sendo, quietinho, ouvindo nem tanto o piano de Chopin, mas principalmente o silêncio entre uma nota e outra. Um resto de nota. Bom dia pra você. Melhor, boa nuvem.

Nenhum comentário: