sexta-feira, 11 de março de 2016

PRA UMA MOÇA DEFUNTA


"... existe muito mais beleza na tristeza do q na alegria. As comédias não ganham Oscar. Os grandes romances, são dramas. As canções da alegria, como as de carnaval, só servem para momentos de fuga, e só tem sabor se forem engarrafadas."


Chove há dias no Rio Grande do Sul, a umidade tá em 100% aqui no meio do mato onde estou. Sinto minha alma borrifada, pra não dizer enxarcada. Alma não pega pneumonia, se pegasse a minha estaria numa UTI. Isso me levou a ouvir "Pavana para uma moça defunta", de Ravel, com o Duo Itodo. Não sei se por tristeza, não sei se por melancolia. Muito por causa da chuva e dessa umidade que franze a gente. Ou por nada disso, talvez só porque amo essa música e minha alma sentiu saudade dela. Se você não conhece a Pavana, e, por curiosidade, for ouví-la no youtube - se eu fosse você iria - (https://www.youtube.com/watch?v=tMV06F-WhWU) vai achá-la triste. Mas é bela. Intrigante isso, mas existe muito mais beleza na tristeza do q na alegria. As comédias não ganham Oscar. Os grandes romances, são dramas. As canções da alegria, como as de carnaval, só servem para momentos de fuga, e só tem sabor se forem engarrafadas. As músicas ditas bregas, carregam toda a dor do desamor, da traição, da solidão. Nos bares, depois q a cachaça pega e se cantou Djavan, Chico, Renato Russo e Raul Seixas, as almas se esbaldam com "boate azul", "garçon" e similares. E nem falemos na paixão de Cristo, todo seu sofrimento e dor, e tudo q vem no seu bojo.
Vinícius de Moraes disse que "todo grande amor só é bem grande se for triste". A beleza está muito mais na tristeza, q muitas vezes nem chega a ser triste! A beleza está muito mais na quietude de ouvir Ravel, de contemplar um por de sol, de olhar a chuva molhando a vidraça e em seguir aquela gotinha q escorre pelo vidro pra acabar num nada. A beleza está em ficar, como eu, tomando meu chimarrão a olhar uma vaca ruminar mergulhada no seu mundo de vaca, e eu me perguntando " q será q ela tá pensando?". E vaca pensa? A beleza está mais no suspiro do q na exclamação. Mas o q é a beleza? Pavana pode ser uma chatice pra você. E Amado Batista ("No hospital, na sala de cirurgia/Pela vidraça eu via você sofrendo a sorrir/E seu sorriso aos poucos se desfazendo/ Então vi você morrendo sem poder me despedir") pode acabar com você.
Como disse Fernando Pessoa, "a beleza é o nome de qualquer coisa que não existe/que eu dou às coisas em troca do agrado que me dão". Então nessa manhã franzina, de chuva fina e brisa frágil, e de alma escorrendo como aquela gota d´água na vidraça, me permita a minha beleza, com as coisas q me agradam. Com a "Pavana para uma moça defunta", a chuva, e a vaca. O resto, o 'resto é silêncio', como no romance de Érico Veríssimo q tem esse nome, onde ele viaja magistralmente pelo suicídio de uma moça q se joga de um edifício em Porto Alegre. Quem é ela? As reações das pessoas q passam e veem aquele corpo jovem e morto... Uma tragédia transformada em arte, em beleza. Bem q a "Pavana para uma moça defunta" poderia ter sido composta pra ela. Tudo seria muito triste. Mas muito belo.





Nenhum comentário: