sábado, 9 de abril de 2016

HOMEM PODE RECEBER FLORES?



Hoje recebi uma poesia. Uma poesia escrita pra mim. Fiquei entre chocado e encantado, porque isso nunca acontecera antes, a não ser no século passado quando uma paixonite aguda de uma garota me fez isso, escrever uma poesia. Mas depois nunca mais. E agora, homem feito, já mais pra desfeito, sinceramente levei um susto. Não era uma poesia de amor, era de amizade, singela admiração por mim. Eu só podia ficar assim meio/mais bobo. Nós homens não estamos acostumados a essas coisas.
Me recordo agora de um outro momento, q vivi anos atrás. Estava na sala de redação da RBS TV, em Porto Alegre, quando chegou um entregador com um enorme buquê de flores. Quando ele entrou na redação, aquelas cerca 30 pessoas, maioria mulheres, parou imediatamente de trabalhar e todos os olhares convergiram para o garoto. Alguém grita "olhaí um apaixonado mandando flores pra sua amada". Foi quando o menino entregador, sem graça já, perguntou: "Quem é o Luiz Capaverde?" Pasmaceira geral. Eram pra mim as flores!! Fiquei sem ação, não sabia se cheirava, se lia o bilhetinho. Tentei lembrar como as mulheres agem, dei um sorriso amarelo-branco e agradeci. De lá pra cá, nunca mais flores!
Conto isso pra dar um puxão de orelha nas mulheres. Os homens também gostam dessas coisas. Pelo menos os q valem a pena, sem querer falar em causa própria. Aí vocês vão dizer “mas se eles nem mandam mais flores, a gente vai mandar?” Eu concordo e assino embaixo q nós, homens, no particular, estamos deixando muito a desejar, senão tudo. Mas a falta de gentileza, cortesia, é geral, extrapola a relação homem-mulher. Está no ônibus, no banco, no trânsito. Estamos virando bicho, sem querer ofender os animais. No caso específico homem-mulher, o erro esteja talvez nessa cultura machista de milênios, onde o homem é quem seduz (será mesmo q antes já não fora seduzido?) ou na própria questão física, porque, falando mais profundamente, na hora do sexo quem recebe é a mulher. É ela q escolhe, aceita e recebe o homem dentro do seu corpo. Ela recebe o homem, ela recebe as flores, ela recebe as poesias. Ela recebe as cantadas, ela recebe os convite pra sair, pra dançar. Até pra casar.
Não há mulher q não curta receber, no restaurante, um simples "eu te amo" escrito no guardanapo. Carpinejar, talentoso e sensível como é, faz muito bom uso disso no seu Facebook, por exemplo, com recadinhos, versinhos escritos nos guardanapos, que suas milhares de leitoras adoram.

Eu da minha parte não posso reclamar, numa vida inteira recebi duas poesias e, uma vez, flores. E a esmagadora maioria dos homens, nunquinha. Mas queria e pode ter mais. E é aquela velha frase “se você quiser mudar o mundo, comece mudando você”. Fica a dica para as mulheres, e isso valerá até como um teste. Porque cá entre nós: o homem q não gostar de receber flores, ou versinhos (passado o susto), uma delicadeza romântica, e achar isso frescura, coisa de mulher, está reprovado no teste, não vai ajudar a mudar o mundo, pelo menos o de vocês.Rodem a baiana e façam a fila andar. Sei q não está fácil achar o humano no ser de hoje, mas vale a pena procurar, já é um começo para mudar as coisas. Enquanto isso, dê-se flores. Há quanto tempo você não recebe flores nem de você?
 

Nenhum comentário: